Buscar
  • forumsolucoescovid

DEPUTADO DEFENDE A LIVRE INICIATIVA E SUPORTE AOS EMPRESÁRIOS DOS eSPORTS

Atualizado: 1 de Out de 2020



Grande incentivador dos esportes e político ativo na luta pelo desenvolvimento do setor, o deputado Altair Moraes é um dos palestrantes confirmados para o Fórum Soluções Covid-19 eSports, que acontece nos dias 16, 23 e 26 de outubro de 2020. Antecipando a sua participação no evento, ele falou sobre suas percepções em relação ao segmento de jogos eletrônicos e como o governo pode contribuir com o setor.

“Eu acredito que o esporte pode transformar a vida das pessoas, em especial das crianças e dos jovens, afastando-os do mundo das drogas e da marginalidade. Com relação aos jogos eletrônicos, não temos como fugir dessa nova realidade. O mundo hoje é virtual. E o governo, por sua vez, deve agregar através de investimentos em pesquisa e novas tecnologias”, afirma.

Confira abaixo a entrevista completa com o deputado:

FSCE – Atrás apenas da China e dos Estados Unidos, o Brasil possui hoje a terceira maior audiência global nos eSports. Como você vê o crescimento desse mercado no Brasil e a importância do nicho de jogos eletrônicos para o país?

AM – Sou atleta desde muito cedo e muitas das minhas conquistas se devem ao esporte. Por essa razão, tenho as atividades esportivas como uma das minhas bandeiras na Assembleia Legislativa. Sou um grande incentivador não só das artes marciais - até porque fui deca campeão da Competição Nordeste, tendo integrado a Seleção Brasileira de Karatê - como também de todas as outras modalidades esportivas. Eu acredito que o esporte pode transformar a vida das pessoas, em especial das crianças e dos jovens, afastando-os do mundo das drogas e da marginalidade. Com relação aos jogos eletrônicos, não temos como fugir dessa nova realidade. O mundo hoje é virtual. E a pandemia pela qual atualmente estamos passando veio para nos mostrar o quanto a tecnologia pode melhorar a nossa vida em todos os sentidos.

FSCE – Existe ainda uma certa resistência em relação aos eSports. Na sua visão quais são os pontos positivos e o que pode ser melhorado para alavancar de vez o segmento no Brasil?

AM – Todo o segmento tecnológico é muito importante. O desenvolvimento de novas tecnologias é fundamental para o mundo globalizado que vivemos. E acredito que as conexões entre pessoas que se utilizam dessas ferramentas são extremamente válidas. De toda forma, como atleta que sou, não vejo como uma alternativa para substituir as práticas esportivas e atividades físicas que são fundamentais para a saúde das pessoas de qualquer faixa etária. É preciso haver equilíbrio.

FSCE – Como a política pode agregar com a modalidade? Quais contribuições governamentais são possíveis para ajudar no desenvolvimento desse esporte?

AM – Através de fomentos para o desenvolvimento do setor, investimentos em pesquisa e novas tecnologias.

FSCE – Regulamentar o setor é uma saída? Quais as dificuldades para tornar possível e as vantagens disso?

AM – É preciso garantir a livre iniciativa, dar suporte para que os empresários do setor possam se desenvolver sem tantas burocracias. O Estado não pode atrapalhar o crescimento desses setores, mas sim ser um grande incentivador, facilitando a prosperidade dessas atividades que não deixam de ser essenciais para o crescimento da economia.

FSCE – Os eSports estão num crescimento extraordinário no exterior, exigindo até espaço para os torcedores. Esse sistema pode ser adaptado em nossas praças esportivas?

AM – Sem dúvidas que sim. Basta ver como o mundo teve que se adaptar rapidamente em função da pandemia que estamos vivendo por conta da Covid-19. Vários locais foram utilizados como drive para que as pessoas pudessem retomar suas atividades de lazer, como os cinemas por exemplo. Acredito que os adeptos dos jogos tecnológicos podem e devem sim ter seus torcedores, como acontece em quaisquer modalidades esportivas presenciais. Temos espaços públicos disponíveis para isso.

FSCE – Na sua visão, qual o principal papel de eventos como o Fórum Soluções Covid-19 eSports para contribuir com o segmento?

AM – Esses eventos são fundamentais para que cada vaze mais as pessoas de todas as faixas etárias possam conhecer melhor as novas tecnologias e se aproveitar delas. Eu acredito muito na comunicação e a divulgação através desses eventos é de extrema relevância.

FSCE – O Brasil tem realizado diversos fóruns em quase todos os segmentos da sociedade. É um hábito novo que está sendo bem aceito no Brasil?

AM – Sem dúvidas que sim. Acredito que todas as mudanças que a pandemia do Covid-19 nos trouxeram vieram para ficar. Chegamos a um patamar que não tem mais volta. Daqui pra frente, teremos cada vez mais tecnologia e outros meios de comunicação estão se firmando como essenciais para que as pessoas possam se conectar. Não acredito que tenha havido resistência nesse sentido, aliás, muito pelo contrário. Vi pessoas de idade mais avançada aprendendo a lidar com novos aplicativos para se comunicar. O Brasil deu um passo muito significativo nesse sentido.

FSCE – Está surgindo uma nova era na comunicação no mundo?

AM – Certamente que sim. Como disse anteriormente, não temos mais como voltar para trás. Daqui para frente muitas outras novas e melhores tecnologias surgirão como opção para que todos possam se conectar independente dos lugares em que se encontram. E eu fico muito satisfeito de poder assistir a tudo isso.

FSCE – O que pretende abordar em sua palestra?

AM – Na minha palestra vou falar da minha trajetória no esporte, contar um pouco da minha história e falar das minhas atividades parlamentares, especialmente no que diz respeito aos esportes. Assumi recentemente a Comissão de Assuntos Desportivos na Assembleia Legislativa e temos trabalhando bastante nesse sentido.

FSCE – Tem outras sugestões a apresentar?

AM – Eu e a minha assessoria estamos sempre atentos, pesquisando novas propostas para que possamos fomentar as políticas públicas não só voltadas para as atividades esportivas, como também para melhorar a vida da população do nosso Estado.

Sobre Altair Moraes

Eleito deputado estadual em 2018, Altair Moraes tem o esporte como uma de suas principais bandeiras. Foi campeão regional (Norte-Nordeste) de Karatê e integrou a seleção brasileira da modalidade. Além disso, Moraes é presidente da Comissão de Assuntos Desportivos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Sobre o Fórum

Realizado pela FPEFIT, o Fórum Soluções Covid-19 – eSports acontece nos dias 16, 23 e 26 de outubro. Totalmente online e com inscrições gratuitas pelo site oficial (www.forumsolucoescovid19esports.com), o evento visa unir órgãos governamentais, entidades privadas e profissionais do setor para discutir e encontrar melhorias e novas oportunidades para o universo dos jogos eletrônicos no Brasil.

Acesse nossos Canais: https://linktr.ee/forumsolucoescovid19esports

Telegram: http://t.me/forumc19esports

Facebook: https://www.facebook.com/F%C3%B3rum-Solu%C3%A7%C3%B5es-Covid-19-Esports-101223331722818/

Instagram: https://www.instagram.com/forumsolucoescovid19esports/

Twitter: https://twitter.com/forum_esports

#forumsolucoescovid19esports @forum_esports #forumesports @forumsolucoescovid19esports @gamers #gamers @esporteseletronicos #esporteseletronicos @fpefit #fpefit @crefsp #crefsp

13 visualizações0 comentário