Buscar
  • forumsolucoescovid

COMO UMA FRENTE PARLAMENTAR PODE CONTRIBUIR COM OS eSPORTS NO BRASIL

Em março de 2020 o deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) apresentou o pedido de criação de uma Frente Parlamentar a favor dos jogos eletrônicos no Brasil. Hoje, esse projeto já é uma realidade e visa contribuir com o desenvolvimento do setor.

Mas, afinal, como funciona e quais as vantagens de uma frente em prol do segmento de games? Confirmado como um dos palestrantes do Fórum Soluções Covid-19 – eSports, o deputado concedeu entrevista exclusiva à assessoria de imprensa do evento e explicou o projeto com detalhes. Confira abaixo:

FSCE – Atrás apenas da China e dos Estados Unidos, o Brasil possui hoje a terceira maior audiência global nos eSports. Como você vê o crescimento desse mercado no Brasil e a importância do nicho de jogos eletrônicos para o país?

JCR – O mercado brasileiro de jogos eletrônicos segue crescendo e, concomitante a essa situação, vem se apresentando enquanto um nicho de ofertas de trabalho para diversas pessoas nas mais variadas áreas. Diante desse cenário, posso avaliar que os esportes eletrônicos abrem um leque de diversas alternativas que acabam contribuindo para essa expansão, indo desde o desenvolvimento dos jogos, passando pela venda e consumo e, claro, o entretenimento.

FSCE – Existe ainda uma certa resistência em relação aos eSports. Na sua visão quais são os pontos positivos e o que pode ser melhorado para alavancar de vez o segmento no Brasil?

JCR – Muitas resistências se baseiam ainda em um paradigma que não se apropria da diversidade de elementos de desenvolvimento pessoal e profissional que permeiam este importante mercado. Nesse sentido, um dos principais aspectos a ser evidenciado é o forte interesse pela ciência, tecnologia e inovação que o universo dos jogos eletrônicos propicia na juventude. De outra forma, o esporte eletrônico se assemelha em muitos aspectos aos esportes tradicionais. No que tange, por exemplo, o fair play, a resiliência, a disciplina, o trabalho em equipe, conhecimento profundo de regras, estratégias e táticas de jogos, entre outros. Para alavancar este setor, um dos principais objetivos a ser observado inicialmente é a democratização da tecnologia pelas populações que ainda não possuem condições de acesso a essa nova era.

FSCE – Como funciona e qual a importância de uma Frente Parlamentar para tratar dos eSports? Quais os objetivos principais desse projeto?

JCR – Uma Frente Parlamentar deve atuar como um canal de comunicação entre o parlamento e a sociedade, observando as diversas demandas trazidas pela população que, sobretudo, vive esse universo. Quando propus a criação da Frente Parlamentar Mista em prol dos Jogos Eletrônicos e Esportes Eletrônicos, foi com a certeza em realizar um trabalho focado no fomento de políticas públicas e ao mesmo tempo na atenuação de algumas problemáticas. Uma das quais já se tem conhecimento é a alta tributação sobre o que hoje poderiam ser considerados equipamentos esportivos, como videogames e equipamentos eletrônicos para a prática dos eSports.

FSCE – Regulamentar o setor é uma saída? Quais as dificuldades para tornar possível e as vantagens disso?

JCR – A regulamentação não deve ser a primeira questão a ser objetivada. Existe também a alta tributação referente aos equipamentos para a prática dos esportes eletrônicos, logo a comunidade gamer e dos eSports acaba não vendo com bons olhos o cenário regulatório. Claro que esse quesito necessita de um amplo debate para que não se faça uma legislação que venha a atrapalhar o crescimento do mercado dos esportes eletrônicos no Brasil. Existem, sim, vantagens na regulamentação, porém deve ser feita de forma democrática e participativa. Parte das vantagens seria trazer mais respaldo para quem já está inserido no cenário.

FSCE – Na sua visão, qual o principal papel de eventos como o Fórum Soluções Covid-19 eSports para contribuir com o segmento?

JCR – Neste momento, a realização de eventos como esse é imprescindível para debater a importância dos esportes eletrônicos. Esse cenário tem sido real para muitos jovens e adultos que estão isolados em suas casas. Portanto, em um momento em que a saúde mental está sendo colocada em xeque em virtude do isolamento e distanciamento social, os esportes eletrônicos, contrariamente ao que se pensa, têm sido um meio de interagir e conectar pessoas.

Sobre o Fórum

Realizado pela FPEFIT, o Fórum Soluções Covid-19 – eSports acontece nos dias 16, 23 e 26 de outubro. Totalmente online e com inscrições gratuitas pelo site oficial (www.forumsolucoescovid19esports.com), o evento visa unir órgãos governamentais, entidades privadas e profissionais do setor para discutir e encontrar melhorias e novas oportunidades para o universo dos jogos eletrônicos no Brasil.

Acesse nossos Canais: https://linktr.ee/forumsolucoescovid19esports

Telegram: http://t.me/forumc19esports

Facebook:

https://www.facebook.com/F%C3%B3rum-Solu%C3%A7%C3%B5es-Covid-19-Esports-101223331722818/

Instagram: https://www.instagram.com/forumsolucoescovid19esports/

Twitter: https://twitter.com/forum_esports

#forumsolucoescovid19esports @forum_esports #forumesports  @forumsolucoescovid19esports @gamers #gamers @esporteseletronicos #esporteseletronicos @fpefit #fpefit @crefsp #crefsp

33 visualizações0 comentário
  • facebook
  • instagram
  • Twitter
  • telegram

@2020 BY FÓRUM SOLUÇÕES COVID-19 – eSports